Re: Sistema de arquivos

On Thu, 03 Mar 2011, Fábio Rabelo wrote:
> Eu colocaria o xfs fora do jogo também, o histórico dele no quesito de
> recuperação de falhas não é bom, o próprio Linus Torvalds já até "ameaçou"
> retira-lo do mainline do Kernel por este motivo !

Deve ter sido muito tempo atrás...

Se você quer máxima resiliência contra falhas, sua *única* escolha no
momento é ext3.  Não, ext4 *não* serve.  E pode esquecer qualquer tecnologia
de armazenagem baseada em FLASH, porque o padrão de destruição de mídia
nesses casos é mortal para todas as filesystems "normais".

Entre ext4 e xfs, ainda prefiro o xfs, para quem delayed allocation não é
novidade, e o QA é extremamente rigoroso.  Só lembrar que fsck para xfs se
chama xfs_repair.

Em servidor, Debian te permite ter um / pequeno (mas se tem espaço, não use
menos de 1GB), colocar todo o resto (/home, /usr, /var...) em outras
partições, e usar ext3 no / e a filesystem que for mais indicada no resto,
caso a caso.

XFS não é a melhor escolha para o /, já que para dar uma xfs_repair no / vai
precisar fazer da ramdisk (initramfs) ou de um live-cd.  Se bem que tem quem
diga que isso é melhor que a insanidade do fsck alterando um / *montado*
read-only seguido de reboot de emergência.

--
  "One disk to rule them all, One disk to find them. One disk to bring
  them all and in the darkness grind them. In the Land of Redmond