Re: Gerenciador para pousadas e hotéis

Em Ter, 2010-11-30 às 13:01 -0200, Helio Loureiro escreveu:

>         Esse sistema não é software livre, né?
>
>         (sem querer ser chato)
>
>         1. You can use this component in one domain.
>         2. If you want to buy for multiple domain please contact with
>         sales department.
>

> Software livre não significa software gratuito.  Pessoas precisam
> comer, pagar suas contas, etc.  Mesmo se encontrar uma solução
> totalmente gratuita e aberta, eu com certeza cobraria pelo software,
> pois o mesmo vai exigir manutenção.
>
> A pousada já está economizando no custo de sistema operacional
> (antivírus, atualizações, etc).  O custo do sistema de gerenciamento
> [...]
copiado da wikipedia

Um software é considerado como livre quando atende aos quatro tipos de
liberdade para os usuários do software definidas pela Free Software
Foundation:

      * A liberdade para executar o programa, para qualquer propósito
        (liberdade n.º 0);
      * A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo
        para as suas necessidades (liberdade n.º 1). Acesso ao
        código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade;
      * A liberdade de redistribuir, inclusive vender, cópias de modo
        que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade n.º 2);
      * A liberdade de modificar o programa, e liberar estas
        modificações, de modo que toda a comunidade se beneficie
        (liberdade n.º 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito
        para esta liberdade;

ou seja, este programa não é considerado livre pela fsf, pois fere a
regra número 0.