Realtek rtl8187 só não conecta com Debian e Ubuntu

Saudações pessoal.
Tenho um note Itautec W7645, que aliás, me surpreendeu em termos de qualidade e desempenho.
Eu usava nele o Mandriva, mas como estou de mudança para o Debian, resolvi instalar o Debian Lenny nele, e aí que veio a dor de cabeça:
Tudo funciona legal, menos a rede que é uma placa rtl8187b. O estranho é que ela é reconhecida perfeitamente, quando uso o "iwlist wlan0 scann" ele acha o roteador perfeitamente.
Mas quando tento conectar (por linha de comando ou pelo Wicd) é que vem o problema: Ele inicia a conexão, acha a criptografia (WPA2) e logo em seguida devolve a mensagem de senha inválida.
Já tentei deixar o roteador sem qualquer sistema de segurança, reiniciei o roteador e o computador, mas mesmo detectando a rede e vendo que está sem segurança ele não consegue conectar e continua respondendo "senha inválida".
Tenho o rWindows 7 instalado em dual boot nesse mesmo note e nele a placa funciona normalmente.
Bootei a partir de um LiveCd do linux ZenWalk (port do Slack) e ele reconheceu tudo, conectou-se ao roteador (com senha e sem senha) e navegou normalmente.
Instalei u ubuntu 10.10 pra ver se funcionava e o problema ocorre também com o Ubuntu.
Alguém tem idéia de o que pode ser?
--
Cleber Ianes
Ger. de Tecnologias Livre