[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: reconhecer teclado



Não uso o squeeze, mas voce ja tentou digitar no terminal como root: X -configure (ou é --configure ?)..... já tive um problema assim faz tempo, em que o X não subia de jeito nenhum, descobri que para o X subir, vc precisa configurar corretamente pelo menos mouse, teclado, monitor e placa de video, que são as configurações bases do xorg.conf.....no meu caso o problema era no mouse rsrsrsrs.....no seu caso é o teclado. Você poderia nos fornecer informações detalhadas sobre o teclado do seu notebook ? tipos assim, ele tem ALT GR ? tem C cedilha ?....qualquer coisa estamos aqui =D

Em 29 de dezembro de 2010 15:31, Rogerio R. Silva <rogeriorosas@gmail.com> escreveu:
Olá Junior,

Obrigado pela mensagem. Fiz uma tentativa seguindo a sua sugestão, mas quando altero o xorg.conf (em particular, "Identifier" > "Keyboard0") o X não carrega. Assim, preciso manter "Identifier" > "Generic Keyboard". Também alterei as configurações de teclado pelo Gnome, sem sucesso.

Se você tiver outras ideias, por favor, me avisa. Já li muito sobre essas variáveis na internet, e não estou reconhecendo qual é a falha.

Abs. - rogério

Em 29 de dezembro de 2010 16:42, Junior Polegato - Linux <linux@juniorpolegato.com.br> escreveu:
Em 29-12-2010 16:01, Rogerio R. Silva escreveu:

Há um certo tempo não consigo reconhecer o teclado do notebook. Estou usando um teclado usb. Já fiz inúmeras tentativas, mas não encontro uma solução, que pode ser simples já que por exemplo, recupero o touchpad com "modproble -r psmouse; modprobe psmouse proto=imps". Ainda, sem o arquivo xorg.conf o X carrega, mas basta alterar o campo "Identifier" de "Generic Keyboard" para "Keyboard0" e o X não funciona. Assim, acho que é um simples problema de configuração.
Alguém tem sugestões de como acertar a configuração para reestabelecer o teclado?

Olá,

       Se usa o Gnome, vai no menu "Sistema->Preferências->Teclado", na janela que abrir, aba "Disposições", escolha e/ou deixe apenas "Brazil" para teclado com Ç ou "USA International (AltGr dead keys) se não tem Ç, e defina-o como padrão, depois em "Modelo de teclado", escolha marca e modelo, geralmente "Generic 105-key (intl) PC" resolve.

       Se quiser configurar o xorg.conf, tem que ficar mais ou menos assim:

Section "InputDevice"
       Identifier  "Keyboard0"
       Driver      "kbd"
       Option  "CoreKeyboard"
       Option  "XkbRules" "pc105"
       Option  "XkbLayout" "br"
       Option  "XkbModel" "abnt2"
       #Option  "XkbVariant" "deadkeys"
EndSection

       Dê uma olhada na net sobre mais informações dessas variáveis e também sobre o arquivo /etc/defaults/console-setup, acho que existe alguma ligação.


[]'s
           Junior Polegato





Reply to: