Em 29 de dezembro de 2010 15:31, Rogerio R. Silva
Olá Junior,
Obrigado pela mensagem. Fiz uma tentativa seguindo a sua sugestão, mas quando altero o xorg.conf (em particular, "Identifier" > "Keyboard0") o X não carrega. Assim, preciso manter "Identifier" > "Generic Keyboard". Também alterei as configurações de teclado pelo Gnome, sem sucesso.
Se você tiver outras ideias, por favor, me avisa. Já li muito sobre essas variáveis na internet, e não estou reconhecendo qual é a falha.
Abs. - rogério
Em 29 de dezembro de 2010 16:42, Junior Polegato - Linux
<linux@juniorpolegato.com.br> escreveu:
Em 29-12-2010 16:01, Rogerio R. Silva escreveu:
Há um certo tempo não consigo reconhecer o teclado do notebook. Estou usando um teclado usb. Já fiz inúmeras tentativas, mas não encontro uma solução, que pode ser simples já que por exemplo, recupero o touchpad com "modproble -r psmouse; modprobe psmouse proto=imps". Ainda, sem o arquivo xorg.conf o X carrega, mas basta alterar o campo "Identifier" de "Generic Keyboard" para "Keyboard0" e o X não funciona. Assim, acho que é um simples problema de configuração.
Alguém tem sugestões de como acertar a configuração para reestabelecer o teclado?
Olá,
Se usa o Gnome, vai no menu "Sistema->Preferências->Teclado", na janela que abrir, aba "Disposições", escolha e/ou deixe apenas "Brazil" para teclado com Ç ou "USA International (AltGr dead keys) se não tem Ç, e defina-o como padrão, depois em "Modelo de teclado", escolha marca e modelo, geralmente "Generic 105-key (intl) PC" resolve.
Se quiser configurar o xorg.conf, tem que ficar mais ou menos assim:
Section "InputDevice"
Identifier "Keyboard0"
Driver "kbd"
Option "CoreKeyboard"
Option "XkbRules" "pc105"
Option "XkbLayout" "br"
Option "XkbModel" "abnt2"
#Option "XkbVariant" "deadkeys"
EndSection
Dê uma olhada na net sobre mais informações dessas variáveis e também sobre o arquivo /etc/defaults/console-setup, acho que existe alguma ligação.
[]'s
Junior Polegato