IPTABLES vs PF

Bom dia lista!

Estou com uma dúvida angustiante, pretendo mudar o roteador / firewall da empresa que trabalho de PF (Open BSD) para IPTABLES (Liux/Debian) e estou deparando com diversas comparações. Tenho um link de 100 Mb dedicado e brevemente passaremos a 1Gb não demorará muito e um park de quase 3.000 hosts e cerca de 2.800 usuários usando a internet, ouço diversas coisas a respeito a essa minha iniciativa, uns dizem que o IPTABLES não suportará o fluxo de dados de toda a empresa, outros dizem que pode suportar com o pé nas costas e outros dizem que é uma tolice minha trocar o tão renomado e estável PF por IPTABLES e ouros dizem que eu terei que compilar o Kernel para aumentar o Contrack para que o IPTABLES suporte tal fluxo de dados. Venho aqui solicitar a ajuda de profissionais experientes como vocês e ouvir conselhos e sugestões sobre esta migração será que o IPTABLES suportaria o fluxo da minha rede e eu seria bem sucedido com essa substituição? Abraços,

Moksha