Re: drbd com mais de um disco

----- Mensagem original -----
> De: "Fábio Rabelo" <madtrek@gmail.com>
> Para: debian-user-portuguese@lists.debian.org
> Enviadas: Segunda-feira, 13 de Dezembro de 2010 9:57:52
> Assunto: drbd com mais de um disco
> Bom dia a todos ...

tarde

> Estou levantando o serviço DRBD entre 2 servidores, e quase no final
> tive um problema !
>
> Meu setup inclui 2 HDs sata de 2 TB cada um em cada um dos nodos,
> acontece que eu não consigo descobrir como configurar isto no DRBD !
>
> Já tentei incluir duas linhas, uma com cada HD ( no meu caso "disk
> /dev/sdb1;" e na linha seguinte "disk /dev/sdc1;" ), já tentei separar
> com espaço, com vírgula e com 2 pontos .
>
> Todas estas alternativas me retornam msg de erro qdo tento levantar o
> serviço ( /etc/init.d/drbd start ), algo assim :

oj vamos lá... como vc não mpassou maiores ifs serei mais genérico...

no drbd.conf vc pode notar que este arquivo de conf padrão tem 4 resources

resource 0
resource 1
resource 2
resource 3

cada resorve deve ser configurado tendo-se em mente que ele vai espelhar uma partição ( física ou lógica) do seu HD em uma máquina espelhando uma partição na outra maquina . Explo

vamos supor que na maquina 1 vc queira espelhar o /home ndo seu hd que se encontra no /dev/sda10 e na outra maquina será o /dev/hda10

o resource 0 será +- assim :
 on amd {
    device      /dev/drbd0;
    disk        /dev/sda10;
    address     192.168.22.11:7791;
    meta-disk   internal;
  }
  on alf {
    device      /dev/drbd0;
    disk        /dev/hda10;
    address     192.168.22.12:7791;
    meta-disk   internal;

se vc for espelhar outra partição use + 1 resource...

ats

--
Paulo Ricardo Bruck
Consultor Linux