Re: Como configurar bind com modem router?

O bind não vai direcionar para porta nenhuma. Quem faz isso, é o modem router. A única coisa que o bind ou qualquer serviço DNS faz é informar para os clientes qual o IP do servidor.

Acontece mais ou menos assim:

Digamos que seu site seja www.empresa.com.br

1 - Alguém na internet (cliente) quer acessar seu site, e digita no navegador www.empresa.com.br
2 - A máquina desse cliente precisa saber o IP do host www no domínio empresa.com.br, então essa máquina consulta o DNS do provedor dela para descobrir esse IP.
3 - O DNS do provedor do cliente termina chegando no seu router na porta 53. Esse router, por sua vez, não tem serviço DNS mas ele faz um NAT para seu servidor na porta 53, que tem o bind rodando.
4 - Se o bind estiver configurado com essa zona dns (domínio) ele vai responder à consulta, informando o IP do host www na zona empresa.com.br
5 - O cliente recebe a resposta, e agora sabe o IP.
6 - O cliente agora tenta estabelecer uma conexão na porta 80 nesse IP que ele recebeu.
8 - Novamente, esse IP é o router, ele faz um NAT para seu servidor na porta 80, do qual deve ter um servidor web escutando nessa porta, apache por exemplo.
9 - O cliente agora consegue ver o site no navegador, pois a conexão foi estabelecida.

Eden Caldas
Consultor de TI
eden@linuxfacil.srv.br
(81) 9653 7220
LINUX FÁCIL – Consultoria e Serviços em TI