[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Partição "/" e "SWAP" no meio, início ou fim do HD?




Pessoal,
valeu mesmo pelas respostas. Acho que deu pra dar uma esclarecida boa.
Na verdade o uso não é pra servidor. É pra desktop.
Eu sei que não faz grandes diferenças. Só queria entender como funcionava, e fazer da melhor forma, se não fosse muito complicado.
O problema q encontrei é que a informação é muito dispersa pelo tempo, ou seja, você encontra muita coisa de 5 ou 10 anos atrás, quando a realidade era completamente diferente.
Antes pra um desktop recomendavam o dobro da ram. Hoje pelo que concluí, 1GB é mais que suficiente.
Mas na verdade o que me confundiu mesmo foi essa história de partição raiz e swap no início ou no final do disco, mas parece que se fizer diferença, não é grandes coisas.

No mais, acho que é isso! :))

...
Tiago Passos
voxtiago ARROBA gmail PONTO com
[tiagopassos.com] [LinkedIn] [Last.fm] [Criticker]

 




Em 11 de novembro de 2010 09:16, contato318@gmail.com <contato318@gmail.com> escreveu:

Bom dia Tiago,

De forma simples e apenas minha opnião (pessoal):

1º) Terá que ser avaliado a finalidade do host. Difere muito um servidor de BD de um Desktop ou um Proxy.
2º) /home em separado é útil em apenas alguns casos (necessidade de usuários em concorrência ou resguarda de dados de usuário);
3º) Swap (para instalações que realmente irão fazer uso dela - necessidade) é bom estar em um canal controlador diferente (disco e controlador diferente). Tentaremos desta forma garantir um concorrência na leitura e escrita entre partições;
4º) Gosto da idéia de separar (disco e controlador) partições de dados variáveis e/ou de uso intenso (Ex.: /var, /tmp)
5º) Também valorizo em deixar o / (que normalmente é o mais estático) separado e "quieto"; ressalto que quando cito o / estou me referindo a /bin, /sbin, /lib, /etc, /dev e /proc
6º) /boot gosto de utilizar disco pequeno e independente (na verdade mesmo, externo e removível, mas sou meio paranóico e acho que não é uma boa influência).

Obs.: Dependendo da funcionalidade/arquitetura, talvez você tenha que dar uma atenção especial para o /usr

Não gosto muito de agarrar-me às questões físicas do HD (como já foi citado por outros na lista "a coisa não é tão simples assim"). Claro que (em função do gargalo de r/w) vejo com bons olhos a preocupação no momento de decidir por qual tecnologia de memória secundária será utilizada (controladora, dispositivo de armazenamento, meio de transmissão). Mesmo com isto tudo, ainda temos que passar por escolha do sistema de arquivos, divisão e distribuição dos dados (raid?LVM?)... Huffa!

Já presenciei situações em que era melhor conversar com rede SAN do que descer para o disco local (tudo bem, sei que isto não é regra...).

Finalizando a prosa mal elaborada, reafirmo que (na minha opnião) é interessante ter-se uma visão geral da "serventia" de cada /* e do nível de "volatilidade" dos dados alocados nestes; com isto poderemos chegar a uma solução mais aconselhável à necessidade.



Dirceu Silva
http://dirceusilva.blogspot.com


Em 8 de novembro de 2010 18:56, Tiago Passos <voxtiago@gmail.com> escreveu:

A princípio eu colocava a SWAP no início do HD, e a partição raiz (/) em seguida. Mas ouvi falar que é interessante colocar a SWAP no meio. Em outro lugar, li que era melhor no final, o disco é lido de fora (início, circunferência maior) pra dentro (fim, circunferência menor), mas não sei se é verdade.

Alguém poderia explicar isso direito?

...
Tiago Passos
voxtiago ARROBA gmail PONTO com
[tiagopassos.com] [LinkedIn] [Last.fm] [Criticker]

http://sfx-images.mozilla.org/firefox/3.6/80x15_orange.png




--




Reply to: