Re: Debian e Ubuntu Caracteristicas diferenças e semelhanças

Entendo, ... mas discordo, e respondo com as seguintes perguntas:

1. Porque o usuário final desktop é obrigado a aceitar e adotar o conceito proprietário de software livre da FSF? (sim, por que ela se apossou deste conceito e dita-o à sociedade).

2. É a FSF proprietária deste conceito?

3. É ela FSF que deve ditar o que devo e o que não devo usar, para ser acjeito por ela?

4. Consegue ela FSF suprir as necessidades da sociedade com este conceito?

Segundo ela, nem o Debian é Software Livre; então, na prática, o conceito dela já está abandonado. Quem está resistindo são os programadores, que não querem perder o poder da telinha preta, e para isso precisam do código aberto.

Havendo boa vontade, visão e mente aberta, é possível ajustar os dois lados. Rever o conceito atual aceitando o "free-proprietário" como também software-livre voltado para desktop, enfraquece o poder do programador, mas fortalece o linux.

Se sotware-livre pode ser vendido, por que o software-gratuito não pode ser considerado também um software-livre?

Seria possível ajustar a licença para algumas realidades, que só valeriam para o software-proprietário que fosse distribuído gratuitamente, por exemplo:

a. Se o proprietário morre, quem continua?

Pode-se incluir um parágrafo prevendo que neste caso, torne-se aberto, sem questionamento por pretensos herdeiros.

b. Tempo de propriedade:

Pode-se estipular um tempo de propriedade, digamos 5 anos, onde após esta data, tornar-se-ia aberto, mas garantindo "comissões" caso alguém aproveite o código e venha comercializa-lo.

Lembremos:

"O Linux foi criado para a sociedade, não a sociedade para o Linux"
[luiz marins]