Re: Realizar RAID 1 em Servidor Debian 4

On Fri, 03 Sep 2010, Carlos Drehmer wrote:
> Resumindamente, tenho a intenção de fazer RAID 1 em um servidor HP Proliant
> DL 160 G5 que tem o Debian 4 instalado, e segundo o fabricante dá suporte no
> hardware para realizar esta operação. Atualmente existe um disco que ja esta

Qual a placa de RAID por hardware embarcada que você possui no servidor?  Se
for uma muito porcaria, com menos que 256MB de RAM, use raid por software
mesmo.  Se for um dos modelos melhores, com pelo menos 256MB, compre a
bateria recarregável para poder utilizar como cache de escrita.

Sempre use o cache de escrita da RAID (com bateria) e DESLIGUE o cache de
escrita dos discos.

Provavelmente vai ter que reinstalar, as RAID da HP são mercenárias, sem
pagar por licença extra (pelo menos na p410i dos G6 que temos por aqui), não
fazem um monte de operações, não fazem RAID6 ou 60, não quebram uma RAID1 em
duas, etc.  É uma piada de mal gosto :-(

ATUALIZE O FIRMWARE INTEIRO DO SERVIDOR ANTES.  Particularmente BIOS,
firmware da RAID e das baias hot-swap, e se puder, dos discos. Você tem que
ir na página do servidor *e* do RAID card para achar todos os firmwares, é
um saco.  Os CDs prontos da HP não tem um terço do que devem...

LEMBRE-SE de particionar o "disco" lógico da RAID de acordo com o tamanho da
stripe que você usar, as partições e os volumes do LVM devem ser alinhados
com a stripe size.  Isso dá um trabalho danado, o Debian não faz (e nem o
RedHat, que eu saiba).  Particione na mão, usando os mesmos truques que se
usa para SSD:

http://thunk.org/tytso/blog/2009/02/20/aligning-filesystems-to-an-ssds-erase-block-size/

A stripe padrão da RAID da HP é 128kB, o mesmo tamanho do erase-block da SSD
do Ted Tso, então pode usar os exemplos dele.

Aliás, isso vale para QUALQUER raid por hardware, e para quase tudo quanto é
volume de storage, etc.

> Devo Formatar o HD atual, instalar o novo HD para posteriormente realizar a
> configuração do RAID 1 na bios?

Não, use o CD SmartStart mais novo (baixe do site) para seu servidor.

> Alguém tem algum material que possa me ajudar nesta tarefa?

A HP tem um monte de manual...  está tudo no site.

--
  "One disk to rule them all, One disk to find them. One disk to bring
  them all and in the darkness grind them. In the Land of Redmond