Re: Network Access Protection

A microsoft comercializa uma ferramenta chamada NAP (Network Access Protection), alguem na saberia me diser se existe alguma alternative livre a essa ferramenta?

http://www.microsoft.com/brasil/servidores/windowsserver2008/network-access-protection.mspx

Precisaria entender melhor a tecnologia por trás da propaganda, mas aparentemente é uma mix de autenticação em rede 802.1x com auditoria de sistema operacional.

802.1x é baba fazer funcionar, dependendo mais do suporte dos switches na rede.  E dá pra integrar fácil na rede, usando radius+ldap.

Já a parte de auditoria de sistemas Windows, isso eu não conheço mto por não usar.  Lembro de algumas soluções, como da Novel/Suse baseada em Zen Works, mas gratuito e livre, não me recordo de nada.

[]´s
Helio Loureiro
http://helio.loureiro.eng.br
http://hloureiro.multiply.com