Re: É possível desmontar o /var ?

2010/8/24 Fagner Patricio <fagner.patricio@gmail.com>
Olá Eduardo e demais membros!!!

Realmente para aumentar a capacidade é possível, mas para diminuir não, tem que desmontar.

Apesar de ser, acredito, raro agente ter que diminuir a capacidade de uma partição, mas imaginemos que precisamos aumentar uma outra partição e não tenhamos espaço, temos então que diminuir alguma para aumentar a outra.

Como /var é uma partição muito sensível postei aqui a discurssão só para aumento de aprendizagem para quem, como eu, não saberia a solução de antemão sem analisar bem a situação.

Pelo jeito talvez tenhamos que identificar sim todos os processos e desliga-los, me parece que desse modo será um trabalho de Hércules então, rsrs.

Talvez seja mais fácil tu desligar a máquina e fazer isso a partir de um live-cd ou de outra distro que esteja instalada na máquina.

Quando eu instalo um servidor, normalmente eu instalo dois debians na máquina. Um só pra possíveis problemas e pra eu poder arrumar o sistema via chroot, caso dê algum problema. Isso é um procedimento simples e que ocupa menos de 1Gb de espaço no disco.

[ ]s