Re: GDM não carrega meu .bashrc

2010/8/16 Ronaldo Reis Junior <chrysopa@gmail.com>
estou usando o debian testing/unstable. Tem alguns comandos que preciso que rode assim que faço o login em meu ambiente (icewm ou kde) mas o GDM não está rodando o meu .bashrc. Assim sempre que logo tenho que abrir o xterm para que ele rode o .bashrc e com isto defina algumas variáveis.

Esse eh o comportamento esperado. O .bashrc é lido toda vez que se abre um shell interativo. Por exemplo, quando vc abre o xterm.

Quando vc loga no KDE, eh executado um shell de login, ou não-interativo. Nesse momento, o GDM (ou KDE?) procura por um arquivo de perfil para ler (.profile ou .bash_profile -- este último tem precedência sobre o .profile).

Ou seja, provavelmente vc quer utilizar o arquivo .bash_profile, se o shell padrão é o bash.

Atenciosamente,
--
João Olavo Baião de Vasconcelos
Analista de Sistemas - Infraestrutura