Re: [DEBIAN] RESOLVIDO - Detectando placa onboard primeiro

2010/8/13 Ataliba Neto <traquinopqd@gmail.com>:

> Acho que isso está relacionado ao kernel, pois instalei o kernel 2.6.32 e
> ele detectou a placa de rede onboard primeiro que as offboards.
>
> A solução a curto prazo é atualizar o kernel. Quando estiver mais tempo
> pesquisarei quem é o responsável por definir essa ordem e finalmente
> alterá-la.
>
> Valew pessoal!

Quem nomeia os dispositivos, inclusive as interfaces de rede, é o
UDEV. Nele você pode definir regras para forçar esses nomes de acordo
com atributos dos dispositivos. No caso de interfaces de rede, usa-se
o endereço de hardware, também conhecido como endereço MAC. Dê uma
pesquisada sobre regras pro UDEV pra placas de rede.

Creio que o parâmetro "hwaddress" no arquivo /etc/network/interfaces
também surta o mesmo efeito. (Sei que o parâmetro correspondente em
distros Red-like pode ser usado pra esse fim.)