Re: LDAP Migrationtools

On Monday 02 August 2010 17:53:25 Anderson Bertling wrote:
> boa noite
>
> estou procurando já a algum tempo como migrar para SSHA as senhas do
> shadow, alguém sabe se é possível, procurei no google mas não achei..
>
> desde já fico grato

Oi Anderson.

Algoritmos de hash como MD5, SHA-1, são funções matemáticas que são fáceis de
serem executadas, mas muito difíceis de serem revertidas.
Quando tu submete uma string a um algoritmo como esses, a idéia é que tu não
consiga mais obter a string original, somente o hash.
Por padrão , o debian usa o MD5 para construir o hash da senha dos usuários no
/etc/shadow (se já mudou para sha2, por favor me corrijam), e a não ser que tu
tenhas todas as senhas em estado legível ('plaintext' , sem hash), não tem
como mudar de um tipo de hash para outro diretamente. O que tu podes fazer é
pegar todas as senhas em 'plaintext' e recriar o hash usando SSHA.

PS:
(Na prática até dá pra reverter o MD5, mas isso ainda envolve quantidades
obscenas de processamento e hd , que provavelmente não estão à disposição de
meros mortais como nós ;) )