Re: backup em fita

Como disse no primeiro email, trabalho praticamente só com bkp ha mto tempo.

Cuidado com o termo "DAT". Esse tipo de tecnologia é antiga (apesar da hp ter relançado a dat como DAT72, tentando uma sobrevida a tecnologia e um preço mais acessivel).
Hj temos como melhor tipo de midia as LTOs, que esta na geração 5, com capacidade de 1,6/3,2 TB.

A maior vantagem, que é o que mantes as fitas magnéticas ate hoje no mercado, é alta durabilidade. Um cartucho LTO BEM ACONDICIONADO, tem vida util de aprox. 30 anos. Sem falar sua velocidade, muito superior aos HDs (nao pelo HD em si, mas pela controladora. Leitura e escrita sequencial é uma arte para poucos dispositivos.

Um boa solução são drives de fita SCSI ou SAS (USB para menor volume de dados, disponivel atualmente acho que apenas para DAT), com um bom software de backup (HP, CA, Veritas, IBM, etc..), mas nada impede o uso com tar, cpio e similares quando se trata de "**ux". No caso do Windows, até o 2003 existiu o famigerado NTBackup, que graças ao bom Deus parou de existir na versão 2008.

A disposição

Jackson