backup em fita

Salve galera, sou novato em backups em fita. O primeiro backup eu estou fazendo manualmente. Obviamente vou automatizar tudo depois com scripts.

Estou usando um equipamento da HP, conectado via USB, usando fitas DAT160. Fiz alguns pequenos testes com tar e mt, e tudo ocorreu bem.

Agora fui fazer o backup pra valer, de um diretório de 71Gb, segundo a saída o du:
[ Servidor_p0:root ] du -sch gateway/
71G     gateway/
71G     total
Entendo que a fita DAT160 ñ tem 160GB, mas sim 80GB, e ela presume 160 por achar que tudo que eu vou mandar vai ser compactado em uma taxa de 2:1.

Pois bem, esse diretório já tem vários pqnos arquivos já compactados em bz2, e o resultado é essa pasta de 71GB. Achei que isso ia caber na fita de 80/160, mas deu erro que lotou o dispositivo:
tar: /dev/st0: Cannot write: No space left on device
tar: Error is not recoverable: exiting now
Alguém sabe me dizer pq que deu problema? Até mais.
--
Leonardo Carneiro