Re: há limites para o dist-upgrade?

On 03-07-2010 11:25, Ronaldo Reis Junior wrote:
> depois que comecei a usar linux a cerca de 10 anos e debian a 8 anos, o
> que mais gosto é que só instalo o sistema uma vez e vou sempre
> atualizando ele para a versão testing/unstable via apt-get. É perfeito,
> mas vejo que algumas coisas vão ficando mal configuradas após muito
> tempo só atualizando via apt-get. Por exemplo, ao iniciar o sistema
> aparece milhares de linhas de warning do udev, dentre outras coisas. O
> sistema continua funcionando, mas será que se eu fizer uma instalação do
> testing do zero eu não teria um sistema mais redondo?

> [...]

	A principal questão (e que poderia ser considerada
uma vantagem) é que ao instalar um sistema novo você
dificilmente terá pacotes obsoletos (ou que ficaram
esquecidos).

	Ao longo dos ciclos de desenvolvimento pacotes são
substituídos, você faz seus testes, muda de aplicações e,
muitas vezes, "as coisas vão se amontoando". Além disso,
softwares evoluem, ele mudam locais de configuração de
arquivos e, em alguns casos, "esquecem de remover os antigos".
Há ainda os bugs, que podem deixar algo pra trás.

	O que é importante, é adotar uma política de
manutenção além de fazer o full-upgrade. Veja pacotes
como o debfoster e o deborphan, abra o aptitude e veja
os pacotes que ele aponta como obsoletos.

	Itens com o udev acontecem porque, como mencionei
acima, ele está passando por uma mudança do seu formato de
configuração. No entanto, há quem prefira reinstalar o
Debian para testar o instalador e verificar outros itens
de compatibilidade.

	Pessoalmente, eu sempre instalo o Debian em uma
máquina nova, meu notebook foi sendo atualizado ao longo
dos últimos 4 anos até que tive que trocar o HD (por
problemas no anterior).

	Alguns servidores que cuido já tem sistemas sendo
atualizados há 6 anos (e em muitos casos seria muito
difícil acessá-los fisicamente só pra reinstalar tudo do
zero).

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)
Debian. Freedom to code. Code to freedom!