Re: Synaptics "sacaninha"

On 14-06-2010 19:49, Gerson Haus wrote:
> [...]
> comentar a linha, dessa vez eu a apaguei e verifiquei que não havia mais
> "sid" nenhum.
> Minha intenção era me aventurar no "sid" até algum problema
> incontornável ou até o squeeze "alcançá-lo" (sei que isso pode não
> ocorrer nunca). Hoje fui fazer a atualização (como Synaptic-maniaco que
> sou), mas observei uma coisa diferente. Olhei (desta vez, antes) no
> sources.list e tinha um "sid" doido lá, que desta vez tenho certeza que
> não fui eu que coloquei. Como esta é uma lista de debates, vamos às

O sources.list é um arquivo controlado pelo apt, *teoricamente* o
pacote pode modificá-lo, embora ele provavelmente preferisse o
sources.list.d. Como o sources.list não é um conffile, as
alterações do usuário nem sempre são preservadas (seria preciso
fazer um desvio -- "divert").

> 2. Acho que não, mas vou perguntar: existe alguma forma de "downgrade"
> para voltar para Squeeze? (não vale dizer formatar e reinstalar)

Tecnicamente sim. O squeeze é o sid com alguns dias de atraso.
Se você mudar os repositórios para o squeeze e só atualizar a
partir dele, em breve, os pacotes do sid migram para o squeeze
e você terá o seu sistema.

Se não quiser esperar, você precisa alfinetar os pacotes usando
APT pinning para forçar com que a versão do squeeze tenha
prioridade sobre a versão já instalada, forçando assim a
mudança, lembre-se que não há suporte para este processo e que
pode haver consequências graves.

> Sempre achei as pessoas que usam o sid meio parecidas com ele (o Sid),
> mas por enquanto estou contente, sem travamentos e com tudo funcionando.
> (Mas, como diria Regina Duarte: "Eu tenho medo"  :)

O segredo para usar o sid é acompanhar o movimento das marés
e saber a hora de atualizar, só que assim ele acaba virando
um "testing" controlado manualmente. :-)

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)
Debian. Freedom to code. Code to freedom!