Synaptics "sacaninha"

Olá lista!

Uso (digo, usava) o debian Squeeze. Sei que por minha conta e risco, mas pela minha experiência é mais estável que outros sistemas operacionais. Mas não é esse o causo. Dois dias atrás, fiz a atualização e reparei até que tinha uma quantidade muito grande de pacotes para atualizar, mas mandei ver. Depois verifiquei que tinha um "sid" descomentado lá dentro. Achei que foi alguma barberagem minha pois realmente deixo ele lá, porém comentado, pois às vezes faço a atualização do kernel "sid". Em vez de comentar a linha, dessa vez eu a apaguei e verifiquei que não havia mais "sid" nenhum.
Minha intenção era me aventurar no "sid" até algum problema incontornável ou até o squeeze "alcançá-lo" (sei que isso pode não ocorrer nunca). Hoje fui fazer a atualização (como Synaptic-maniaco que sou), mas observei uma coisa diferente. Olhei (desta vez, antes) no sources.list e tinha um "sid" doido lá, que desta vez tenho certeza que não fui eu que coloquei. Como esta é uma lista de debates, vamos às perguntas:
1. Por que apareceu este "sid" lá?
2. Acho que não, mas vou perguntar: existe alguma forma de "downgrade" para voltar para Squeeze? (não vale dizer formatar e reinstalar)

Sempre achei as pessoas que usam o sid meio parecidas com ele (o Sid), mas por enquanto estou contente, sem travamentos e com tudo funcionando. (Mas, como diria Regina Duarte: "Eu tenho medo"  :)

Att,
Gerson
Porto Alegre-RS