Botão não desliga máquina

Boa tarde,

Estou com problemas para desligar a máquina pelo botão de power.

Quando logado nada acontece se o botão for apertado, mas se estiver na
tela de login ou em qualquer interface de modo texto ele desliga,
executando a sequencia normalmente.

Já verifiquei os processos de ACPI, e creio que estão todos corretos,
mesmo por que a maquina desligava antes e não mudei nada desta área
antes do problema.

Tambem já verifiquei as permisss de desligamento via centro de
controle. estão inalteradas também, todos podem desligar a maquina sem
requisição de senha de root. o comando usado para desligamento é
"halt".

Todas as buscas no google até agora foram infrutiferas, exceto pelo
fato de eu haver aprendido um pouco mais sobre ACPI.

Atenciosamente,
Lucas Mello