Forma correta de comprar hardware compatível com linux

Um salves a todos...

Prezados, tenho uma dúvida.. queria saber qual a forma correta de
escolher o hardware para trabalhar com linux?
Há uns 20 dias comprei um PC Desktop, placa mãe ASUS, o centOS não
reconheceu a placa de rede (citando um Exemplo), o debian reconheceu
sem problemas, se houvesse a necessidade de usar o centOS teria que
compilar o módulo da placa de rede.
Uma outra dúvida... comprar um Servidor DELL ou HP, posso comprar sem
receio? O Hardware é 100% compatível?

Abraço a todos,
Fábiocs

 °v°   Seja Livre...