shellscript , pegando informações .

Boa Noite !!

Pessoal , estou com a seguinte dúvida:

Tenho um modem , quando ligo ele carrega no /dev/ttyUSB0 e quando eu removo e coloco novamente ele carrega no /dev/ttyUSB1
Porém , o meu script do wvdial é configurado para /dev/ttyUSB0

Em fim , gostaria de saber como obtenho em qual diretorio ele foi carregado em uma variavel para que eu possa substituir no wvdial e funcione perfeitamente a todo momento que eu plugar com modem.

no dmesg ele me diz , mas gostaria de obter somente o local onde ele foi carregado em uma variavel .

Posso estar errado , tentando dessa maneira,
Estou aberto a sugestões !

Desde já agradeço

att

--