Re: Debian 6 - Problemas com pacotes

On Sun, Mar 28, 2010 at 10:12:55PM -0300, Fabiano Garcia Fonseca wrote:
> [...]
> ser removidos, mas dentro daqueles que é possível, tal atitude do
> apt-get não deveria acontecer.
> Este fato também ocorre quando tento remover algum outro pacote de menor
> importãncia.
> Não acredito que seja algum bug do Debian 6, pois isto também ocorreu no
> Debian Lenny, então estou supondo que é uma questão com a remoção de
> pacotes e suas dependências. Eu até consigo contornar o problema,
> marcando para instalação manual, cada pacote que o apt-get sugere para
> remoção e que na verdade, não devem ser removidos.

    Esse comportamento é também o responsável por garantir que quando
você instala um pacote, todas as suas dependências são satisfeitas.
Essa sua questão é gerada porque você está removendo um pacote que é
dependencia de outros e que ao ser desinstalado, fará com que outros
pacotes (que serão removidos) deixem de funcionar adequadamente.

> O que desejo é entender pq isto ocorre e se tem uma forma de solucionar
> isto, pois haja paciência para ficar marcando pacotes para instalação
> manual a cada vez que é preciso remover algum pacote.

    Não sou usuário de Gnome e nem de Evolution, mas para esse caso em
específico, acredito que remover o pacote evolution-common[1] vai ter
o efeito que você deseja (remover o Evolution) sem remover "metade" do
Gnome.

[1]. http://packages.debian.org/evolution-common

- --
Atenciosamente,