Debian 6 - Problemas com pacotes

Prezados!!!

Estou com uma questão aqui que não consigo resolver/entender.
Tentei remover no Debian 6 o Evolution, mas acontece que o apt-get marca para remoção, além dos pacotes do Evolution, a metade do gnome. Sei que o Evolution é bastante integrado ao gnome e que alguns pacotes não podem ser removidos, mas dentro daqueles que é possível, tal atitude do apt-get não deveria acontecer. Este fato também ocorre quando tento remover algum outro pacote de menor importãncia. Não acredito que seja algum bug do Debian 6, pois isto também ocorreu no Debian Lenny, então estou supondo que é uma questão com a remoção de pacotes e suas dependências. Eu até consigo contornar o problema, marcando para instalação manual, cada pacote que o apt-get sugere para remoção e que na verdade, não devem ser removidos. O que desejo é entender pq isto ocorre e se tem uma forma de solucionar isto, pois haja paciência para ficar marcando pacotes para instalação manual a cada vez que é preciso remover algum pacote.

Abraços
Fabiano Garcia Fonseca
www.linuxacessivel.org