Re: lenny com versão antiga 2.2.9 do apache2

Em 22 de março de 2010 17:47, Kevison D. C. Bentes
<kevisonbentes@unb.br> escreveu:
> [...]
>
> Estou com as útimas atualizações instaladas do sistema operacional e do site
> de segurança do debian.
>
> O servidor foi escaneado pelo Nessus e o nessus informou que a versão do
> apache2 instalada é a 2.2.9.
>
> Depois o nessus informou todas as vulnerabilidades conhecidas das versões
> 2.2.9 até a última versão
> disponível que é a 2.2.15. Inclusive apresentou sugestões para correções.
>
> Minha pergunta é: o sistema mesmo com a versão antiga 2.2.9 do apache2 está
> completamente seguro para
> as vulnerabilidades conhecidas até a versão atual 2.2.15?

Compare as vulnerabilidades reconhecidas pelo Nessus o o changelog do pacote.
Para  verificar o changelog:

http://packages.debian.org/changelogs/pool/main/a/apache2/apache2_2.2.9-10+lenny6/changelog

> Posso ficar tranquilo que o update e upgrade do repositório de segurança do
> debian efetivam as necessárias
> mudanças quanto ao quesito segurança?

Sim, mas é sempre bom  você dar uma olhada na página de segurança do
projeto Debian para entender como funciona o processo de atualizações,
assim como assinar a lista para saber das novidades recentes a
respeiro de segurança.

http://www.debian.org/security/
http://www.debian.org/security/faq

> É necessário fazer um upgrade do apache2 para a versão 2.2.15 manualmente?

Não acho boa idéia.
Fazendo isso,  constantemente  você teria que verificar seu sistema e
dependendo da situação, efetuar as devidas atualizações no servidor.
Isso significa trabalho dobrado.

Acho isso mais tranquilo:

aptitude update
aptitude upgrade