Re: Habilitar gerenciamento de 4GB

2010/3/21 Thiago Finardi <tfinardi@gmail.com>:
> Olá pessoal,
>
> Estou pensando em instalar o Squeeze em meu notebook, e gostaria de saber se
> na versão de 32 bits tem como habilitar o gerenciamento de mais de 4GB de
> memória. Desde o Ubuntu 9.10 caso haja mais de 3GB na detecção só é
> necessário instalar o pacote PAE para habilitar o gerenciamento no Kernel.
> Gostaria de saber se no Debian também é possível fazer esta "configuração",
> e qual pacote devo instalar.

Ola,
Não e aconselhado usar PAE para endereçar somente 4GB de RAM.
Resumidamente, PAE cria blocos de 4GB independentes uma da outra.
Mudar de um bloco para outro implica em uma série de operações, e
fazer isso constantemente implica em perda de desempenho.
Para um sistema 32bits, máximo de memoria usável (sem PAE) e volta de 3GB.
O seu debian deve estar reconhecendo algo por volta disso (3GB), certo?
O ultimo GB e reservado para uso do barramento PCI, e não pode ser
remapeado em 32bits (acredito que).
Em 64bits e possível remaperar o endereço reservado a PCI para acima de 4GB.
Se a cpu suportar, use um kernel para amd64 (EM64T x86-64).
Não precisa passar todo o sistema para 64bits (de endereçamento).
Para verificar se a cpu suporta amd64, olhe existe a flag  lm na linha
flags do /proc/cpuinfo
cat /proc/cpuinfo | grep flags
Kernel amd64 eo linux-image-2.6-amd64
Com suporte a PAE e o
linux-image-2.6-686-bigmem

Usar um kernel amd64 ou PAE, não implica que conseguirá usar os 4GB de
ram, devido a 1GB reservado para o barramento PCI, ou seja, dependendo
do hardware, 1GB podem ficar sem poderem ser usados.

PAE somente compensa se tiver muita ram mesmo, 8GB para mais.
Não sei se e possível remapear o ultimo 1GB de ram paca acima de 4GB,
assim teria 1GB para a outro bloco do PAE.

*
amd64, EM64T (intel) ou x86-64 são a identificação dado a CPUs x86 que
possuem extensões de memoria de 64bits. Não confundir com CPUs
nativamente de 64 bits, como o Itanium (IA-64) da Intel.

--
Paulino Kenji Sato
http://www.nobel.com.br