Re: Filtro de caracteres.

Existem tambem alternativas conhecidas como o awk,

mas uma que acho interessante ser citada é o uso de expressões regulares com o egrep, que neste caso seria uma solução mais elegante, pois ele iria fazer o parsing do endereço de ip em si, ignorando o conteúdo restante (se quiser extrair de valores específicos bastaria adaptar a expressão) ou seja, tanto faz se a porta é separada por "." ou ":" ou até mesmo texto, pois ele não pega o "." como separador de campos e sim toda a seqüência de valores que formam o padrão (de um endereço de ip neste caso) ex:

# egrep -o "([0-9]{1,3}\.){3}[0-9]{1,3}" [ARQUIVO]

OU

# [PIPE] | egrep -o "([0-9]{1,3}\.){3}[0-9]{1,3}"

Unica observação, o parametro "-o" faz com que a saida seja apenas o que casar com o padrão (e não a linha inteira, como é o comportamento natural do grep/egrep), a diferença entre o egrep e o grep é que este possui um suporte extendido a expressões regulares.

A[]'s