Re: Instalação Lenny Intel S3420GPLC

Em 20 de fevereiro de 2010 14:36, Fernando Xavier
<fernando.xavier@gmail.com> escreveu:
> Olá,
>
> Estamos instalando o Lenny na máquina acima mas ele não consegue montar o
> CD. Dá erro naquela parte do menu Detectar e Montar o CD-ROM
>
> Quando escolhemos a opção selecionar manualmente o módulo e colocamos
> /dev/cdrom não funciona. Colocamos alt+f2 para ir para o terminar e nessa
> pasta dev não existe mesmo cdrom, apenas na raiz. Mas mesmo colocando apenas
> /cdrom não funciona.
>
> Quando listamos o conteúdo do /dev aparecem:
>
> hidraw0
> hidraw1
> hidraw2
> [...]

só esse conteúdo? não é possível.. udev não está montado em /dev? (vc
ve com o comando mount). vc pode criar os dispositivos de forma
estática dando cd /dev, eq depois MAKEDEV (vc ve o que MAKEDEV faz
dando man MAKEDEV, sai apertando q)

agora assim, provavelmente o cd ficará acessível em /dev/hda ou
/dev/hdc, não em /dev/cdrom! aqui no squeezy eu tenho /dev/cdrom1 e
/dev/cdrw1, mas ambos são links pra /dev/hda (criados pelo udev, ao
que parece). não tenho /dev/cdrom aqui o.o

pra você ver qual seria o nome mais "natural" pro seu cdrom, vc usa o
comando dmesg. esse comando mostra uma grande quantidade de texto (sao
as mensagens do boot). vc pode salvar isso num arquivo com dmesg >
/arquivo e buscar. vc pode realizar buscas com o grep também. aqui,
dmesg | grep ide-cd me mostra que meu cd aparece em hda

 dmesg | grep ide-cd
[    4.745716] ide-cd driver 5.00
[    4.747838] ide-cd: hda: ATAPI 79X DVD-ROM DVD-R/RAM CD-R/RW drive,
2048kB Cache

quando isso acontece, eu tenho um motivo pra acreditar que o MAKEDEV
vai criar o dispositivo hda (mas não sei se é sempre o caso)

--

mas anyway. como assim? você está instalando a partir de que mídia? a
partir do proprio cd? entao vc nao deveria precisar indicar o cd como

vc insta instalando a partir de um cd com os pacotes? se sim, se não
tá detectando o cd, como o cd inicia? @.@ voce verificou o md5 do cd
depois de gravar? talvez no proprio cd tenha um mecanismo de
auto-verificação, pra saber se o cd está corrompido.

é bem capaz do seu cd estar corrompido. ou talvez seu leitor de cd não
seja compatível (duvido).

talvez o cd de instalação não construa um /dev/cdrom. mas é estranho
ele não construir ao menos um /dev/hd?. o.o eu nao sei nada sobre o cd
de instalação, não curto muito instalar por cd (só se for cd-rw ou
pendrive, mas tendo debootstrap, pra que?)

--

se tiver conexão a internet, que tal debootstrap? daí não precisa de
cd de instalação

é muito fácil. eu instalei desse jeito, e depois atualizei pro testing ^^

a unica coisa é que vc precisa configurar suas partições, a conexao a
internet, e instalar o grub, tudo manualmente. no meu caso, foi criar
com fdisk, editar /etc/fstab, pppoeconf (uso adsl), grub-install. E
ah, instalar gnome, se for o caso, e o que mais for necessário, mas é
só um aptitude install gnome e etc @.@ Eu acho esse tipo de instalação
especialmente legal pra servidores, dá algum controle a mais..

procurando links sobre isso, nao encontrei nenhum bom tutorial em
portugues. eu instalei a partir daqui,
http://www.debian.org/releases/stable/i386/apds03.html (
http://www.linutop.com/wiki/index.php/Tutorials/Debootstrap seria um
tutorial, não sei se está atualizado)