Processador super-aquecendo no Debian 5 Lenny

Instalei o Debian Lenny em meu notebook e notei que o processador começa aquecer até ser desligado automaticamente (provavelmente algum dispositivo de segurança para evitar danos). Esse processo leva cerca de 30 minutos/1 hora (inclusive ocorreu durante a primeira tentativa de instalação).

Suponho que seja algum problema relacionado ao Debian, pois utilizava antes o Slackware (12.2 e nos últimos meses o 13) e o mesmo ficava ligado por cerca de 8 horas consecutivas por dia. Nos finais de semana também utilizava o notebook para jogar no Windows XP.

Alguém sabe o que pode estar acontecendo?

PS: Ainda não atualizei nenhum pacote do Debian, pois estou viajando e não possuo conectividade para atualizá-lo.

Informações adicionais:

+Processador: AMD TK55 ATLHON64 X2 MOBILE DUAL CORE;
+Freqüência / velocidade (clock) em GHz: 1.8GHZ;
+Memória Cache em KB: 512KB cache L2;
+Memória RAM em MB: 1024MB;
+Barramento da Memória RAM: DDR2 667MHZ;
+Disco rígido (HD): 80GB SATA;
+Quantas RPM: 5400 RPM;
+Placa de vídeo: AMD RS960MC (Radeon X1200);
+Placa de som: Realtek Azalia ALC268;
+Voltagem: 100-240V AC;

Atenciosamente,
Thiago Rodrigues