Re: por default - todas interfaces de rede sao SEMPRE ethX?

Opa,

é em relação ao outro email que escrevi:

Olá pessoal,

estou desenvolvendo uma aplicação para o ensino a distância que faz uma conexão com um servidor remoto para realizar uma prova online através de uma VPN.

Problema: Preciso fazer um botão "testar conexão" antes do usuário autenticar, então estou vendo se já existe algo pronto. Eu preciso testar a porta 443(SSL) e a porta 1194(OpenVPN) de um servidor remoto, principalmente para saber se há algum tipo de filtro (firewall) no meio. Até desenvolvi algo simples que testa a 443 TCP, porém não consegui testar a 1194 UDP, poise segundo o protocolo, se enviar uma conexão e ela "não responder" significa que está aberta ou filtrada (o teste do NMAP também segue esta lógica), caso esteja fechada retorna  um REJECT. Porém esse teste não me serve, então penso que a única alternativa é simular um início de VPN segundo o protocolo do OpenVPN, o que ainda não faço a mínima idéia de como fazer.

Primeiro: alguém conhece algum script/programa pronto que faz esse teste de conexão no estilo do Windows Live, abre uma janelinha "bonitinha" que mostra todos os testes e vai fazendo um "OK" nos passos que "passaram no teste", e que faça teste em conexões TCP e UDP? Essa seria a melhor alternativa, utilizar algo pronto.

- existe placa de rede no computador
- cabo está conectado (como no comando mii-tool)
- pegou IP de DHCP
- conexao com gateway
- resolucao de DNS
- se o IP que ele pegou não bate com o da VPN
- se há conexão na porta 443 TCP SSL do IP X
- se há conexão na porta 1194 UDP OpenVPN do IP Y

Toda sugestão é bem-vinda.

Obrigado e abraços,