Na dúvida dá um ifconfig q aparecem todas

De: Lucas Mocellin <lucasmocellin@gmail.com>
Para: d-u-p <debian-user-portuguese@lists.debian.org>
Enviadas: Terça-feira, 12 de Janeiro de 2010 13:13:42
Assunto: por default - todas interfaces de rede sao SEMPRE ethX?

Pessoal,

tenho uma dúvida sobre o nome das interfaces de rede, dei uma pesquisada e vi que é o "UDEV" que nomeia as interfaces, porém não achei aonde diz quais os nomes padrão. É sempre ethX? e se for wireless? aonde eu acho os nomes padrão pra isso?

Obrigado,

Lucas.