Re: Boot: Ventiladores funcionam mas micro nao reinicia

On Tue, Feb 17, 2009 at 8:36 AM, Marcelo Laia <marcelolaia@gmail.com> wrote:
> [...]
>
> Nenhum dos procedimentos funcionaram.
>
> Eu fiz um ultimo teste:
>
> Retirei todos os perifericos da placa Asus A7N8X-E Deluxe e deixe ela ligada
> somente na fonte.
>
> Quando liguei ela, ai sim deu sinal de vida e "falou que o micro estava sem
> CPU". Essa placa "fala" algumas coisas durante o POST.
>
> Mas, se eu coloco somente a CPU com o cooler (sem video, sem memorias, sem
> teclado, sem mouse, sem nada), volta aos sintomas anteriores: liga
> ventoinha, mas não da nenhum apito, nada.
>
> Em sendo assim, concluo que minha placa esta boa e que devo ter queimado o

Bem provavel que a CPU.

> Gostaria de saber se quando o processadro queima, os sintomas sao parecidos:
> liga ventoinha, mas não da nenhum apito. Ou, caso o processador estive
> queimado, ela acusaria que esta sem CPU ou nao faria nada?

E isso mesmo, quando a CPU morre, nada acontece, a fonte liga, o HD
liga, os ventiladores ligam, algumas placas de video geram o sinal de
sincronismo, etc. Mas a placa mãe não faz o que se espera.

> Eu nunca tive um processador queimado.

Esses processadores da AMD com a pastilha exposta são muito frágeis,
uma pressão a mais na hora de prender o dissipador e o suficiente para
tirar uma lasca da pastilha, e danificar permanentemente a CPU.
Então, verifique se não existem sinais de trincamento nas laterais da
pastilha (aquela coisa brilhante no meio da CPU).
Essas CPUs já despareceram do mercado, vai ser bem difícil conseguir
substituir-los.

> Obrigado

De nada.

--