ATI e como escolher placa de vídeo (ERA: Re: aceleração gráfica)

On Fri, Feb 13, 2009 at 11:29:48AM -0200, Bruno Schneider wrote:
> Realmente a falta de suporte de fabricantes em relação ao Linux é
> decepcionante. Não do lado do Linux mas sim do lado dos fabricantes.
> Quando fui comprar um notebook, fiz questão de comprar um que não
> tivesse placa de vídeo ATI. Ao invés de reclamar numa lista de
> usuários de Debian, reclame à ATI, sua reclamação faz muito mais
> efeito lá.

Aliás, qual é o estado atual do suporte à ATI? Pelo que eu me lembre,
houve uma grande expectativa quanto à abertura das especificações
quando a AMD comprou a ATI, mas em que pé está esse negócio?

E mais em geral, qual é a melhor maneira de escolher uma placa de
vídeo para o linux (debian, mais especificamente, se for possível)?
Existe algum site bem atualizado?

[]s,

Tiago.