Re: aceleração gráfica

Bem, Still (e todos os que quiserem comentar):

Primeiramente, obrigado pela resposta.

A saida do glxinfo contém
name of display: :0.0
display: :0  screen: 0
direct rendering: No (If you want to find out why, try setting LIBGL_DEBUG=verbose)
... muitas linhas mais e ...
Segmentation fault

Sim, caríssimos, acaba com um lacônico "segmentation fault", o que mais uma vez me entristece. Mas li em alguns lugares que a informação "direct renderin: No" significa, em resumo, que a aceleração gráfica não funciona. É correta esta interpretação?

Quanto ao glxgears, aparecem, sim, as três belas engrenagens girando e, ao interromper a execução fechando a pequena janela gráfica tenho no shell o seguinte:
5124 frames in 5.0 seconds = 1023.414 FPS
5240 frames in 5.0 seconds = 1046.614 FPS
5180 frames in 5.0 seconds = 1034.822 FPS
5160 frames in 5.0 seconds = 1028.823 FPS
XIO:  fatal IO error 11 (Resource temporarily unavailable) on X server ":0.0"
      after 42809 requests (40 known processed) with 0 events remaining.

Isso quer dizer que tudo está bem, ou tudo está mal?

Tentei novamente reinstalar o "driver" com o procedimento que encontrei
em http://www.linlap.com, e que é, em essencia, o seguinte:
apt-get install build-essential module-assistant fglrx-driver fglrx-kernel-src fglrx-control
m-a update
m-a prepare
m-a a-i fglrx
aticonfig --initial

O resultado? O X parece que "levanta", i.e., parece haver um certo "modo gráfico", mas com a tela totalmente escura. Em seguida, ou o sistema trava por completo, ou reinicializa a máquina depois de um ctrl+alt+bkspace (fato, aliás, raríssimo, na minha experiência).

E o Xorg.0.log? Bem, ele tem mais de 40 k e 826 linhas. Porém, as linhas com WW (warning) e EE (error) são estas:

(WW) The directory "/usr/share/fonts/X11/cyrillic" does not exist.
(WW) The directory "/usr/share/fonts/X11/75dpi/" does not exist.
(WW) The directory "/usr/share/fonts/X11/75dpi" does not exist.
(WW) fglrx(0): Failed to open DRM connection
(WW) fglrx(0): board is an unknown third party board, chipset is supported
(WW) fglrx(0): Only one display is connnected,so single mode is enabled
(WW) fglrx(0): No DRM connection for driver fglrx.
(WW) fglrx(0): could not detect X server version (query_status=-1)
(WW) fglrx(0): ***********************************************
(WW) fglrx(0): * DRI initialization failed!                  *
(WW) fglrx(0): * (maybe driver kernel module missing or bad) *
(WW) fglrx(0): * 2D acceleraton available (MMIO)             *
(WW) fglrx(0): * no 3D acceleration available                *
(WW) fglrx(0): ********************************************* *
(WW) fglrx(0): Textured Video not supported without DRI enabled.
(WW) fglrx(0): Option "VendorName" is not used
(WW) fglrx(0): Option "ModelName" is not used
(WW) Configured Mouse: No Device specified, looking for one...

(EE) fglrx(0): [FB] Can not get FB MC address range.
(EE) fglrx(0): atiddxDriScreenInit failed, GPS not been initialized.
(EE) fglrx(0): XMM failed to open CMMQS connection.

Posso ter esperança de ter a aceleração gráfica funcionando?

[]'s
Paulo.
Linux user #366058