Problemas com o debian de lvm criptografado

Olá,

Eu tenho o Debian 4.0 e tenho o meu lvm criptografado e dentro desse lvm se encontra a partição root, home e swap; andei reparando que de uns tempos para cá toda vez que vou desligar demora muito para desligar e estou com medo de algum tipo de programa intruso estar nesse momento copiando coisas importantes dos meus dados para um hacker pegar depois ou até para ele quebrar a criptografia da minha lvm, gostaria de reinstalar só a partição root sem mexer no resto, pelo cd de instalação do Debian acho que não é possível porque ele quer criar uma lvm inteira, caso vocês conheçam algum jeito de resolver esse problema com o mínimo de interferência na minha hd sou muito grato.

atenciosamente,

NMM