Sinal wireless baixo com linux e alto com windows

Olá!
Primeiro quero esclarecer que este problema não é exclusivo da
distribuição debian, testei com outras e acontece o mesmo.
Tenho um router wireless D-Link 714P+ e conecto alguns pc e um laptop.
Neste laptop, tem uma placa wireless ralink rt73, que desde o kernel
2.6.26 eu acho, traz o driver rt73usb.
A placa do laptop roda tranquila, mas o sinal está fraco, mesmo
próximo do router (3 metros) ele não ultrapassa os 47%.
Observação, instalei o windows para testar e sinal fica excelente,
mesmo se estiver a 30 metros do router.

Pelo que acontece no windows, observei que não é problema de hardware,
pois funciona normalmente.
Mas com o debian (ou mesmo outra distro) o sinal fica fraco, só
conecta se estiver no mesmo cômodo que o router.

Uso este laptop há 2 anos com linux e até uns 4 meses atrás estava
normal a conexão, mas agora tive que criar um dualboot, usando o
windows qdo estiver longe do router e o linux qdo estiver próximo.
Alguma sugestão para este fato?

Obrigado.

ps. Estou usando a versão testing do debian, com gnome
(network-manager), o router está configurado como servidor de DHCP,
filtro por mac e WAP.