servidor de vpn

ola pessoal queria saber o seguinte...

vpn consome muita banda? estou pensando em criar um vpn dentro alguns pontos/sedes dentro de sp, e além de troca de arquivos, seria para acessar a interface gráfica remotamente via vpn.

isso funciona? é melhor caminho?

e para vpn melhor eu pegar servidor para fazer isso. de preferência no dentro Brasil né?

outra para fazer o acesso gráfico/interface das outras maquinas...seria melhor usar vnc mesmo, ou freenx ou tem hoje um livre/gpl com grande qualidade/economia de banda.