Instalar Gnome

Pessoal!!
Tenho aqui o Debian 5 instalado, mas sem nenhum ambiente gráfico.
Para instalar o gnome e deixá-lo carregar automaticamente, basta instalar o pacote do gnome? Ou preciso instalar mais algum pacote?
Existe algum repositório que permita instalar a versão mais atual do gnome?

Antes que me digam para instalar a versão completa, informo que não tenho como fazer isto de forma autônoma, pois como não enxergo, precisaria de ajuda. Então instalei essa versão, que já vem com um leitor de telas para o modo console.

Abraços
Fabiano Garcia Fonseca
www.linuxacessivel.org