Re: Bloquear windows live messenger pelo iptables

quando eu administrava um servidor fedora numa certa empresa.....eu fazia isso

iptables -A FORWARD -p tcp --mac-source -mac ENDERECO_MAC_DA_MAQUINA --dport 1863 -j DROP

se o caboco consegui entrar por outra porta é so bloquear ela tb..... acrescentando o mesmo codigo e alterando a porta.....rapa....la onde eu trabalhava eles nao entravam nem a pau......pelo MAC Adress logo.....kkkkkkkkkkkkk....tb me xingaram durante 1 mÊs ¬¬

2009/10/21 Edson Marquezani Filho <edsonmarquezani@gmail.com>
2009/10/21 Rafael Bedendo <rafael.bedendo@gmail.com>:
> Bloqueia a porta 1863 que resolve.

Resolve nada. MSN sai pela porta 80 com tranquilidade. =)

> Uma outra alternativa seria você controlar seu usuários com o msn-proxy.
>
> http://msn-proxy.sourceforge.net/
>
> O uso a quase 2 anos com cerca de 100 usuários e funciona bem.

Ah, aí sim. Faz-se um proxy transparente para a porta 1863, e se
engana o programa cliente, podendo simplesmente bloquear na ferramenta
a conexão de qualquer usuário. O que é diferente de bloquear a porta
de cara. Nesse caso, o cliente entende que o login está falhando, e
não se preocupa em tentar sair por outra porta. Se não há
"conectividade" na porta 1863 ele tenta a porta 80, e consegue,
acredite. =)

(Só lembre que é possível forçar o uso da porta 80 na configuração do
MSN, manobra que deve burlar esse esquema de bloqueio.)

Mas se não for assim, creio que restam duas alternativas.

1) Bloquear a porta 1863 pelo firewall e controlar o acesso à 80 por
um proxy (transparente ou não). Nele é possível bloquear as URLs que o
MSN precisava para funcionar.

2) Bloquear, além da porta 1863, os endereços IPs das URLs que o MSN
acessa, na porta 80, ou geral. Porém, isso deve bloquear também sites
da Microsoft, Passport.net, etc.