Re: Modem 3g vivo

Não sei se vai ajudar mas segue um tutorial que eu achei na net e não lembro de onde:

Primeiro, vamos instalar todo o software necessário para a conexão:

sudo apt-get install wvdial pppd

Espere o final da instalação e tudo pronto …

No meu caso o wvdialconf não detectou o modem da claro, ou pelo menos ele detectou primeiro o modem onboard e desistiu de procurar, mas a configuração do wvdial que eu escrevi ficou assim:

[Dialer Defaults]

Modem = /dev/ttyACM0

ISDN = off

Modem Type = USB Modem

Baud = 115200

Init = ATZ

Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0

Init3 =

Init4 =

Init5 =

Init6 =

Init7 =

Init8 =

Init9 =

Phone1 =

Phone2 =

Phone3 =

Phone4 =

Dial Prefix =

Dial Attempts = 3

Dial Command = ATM1L3DT

Ask Password = off

Abort on Busy = off

Auto Reconnect = on

Carrier Check = on

Check Def Route = on

Abort on No Dialtone = on

Stupid Mode = off

Idle Seconds = 0

Auto DNS = on

; display modem information

[Dialer info]

Init9 = AT&V

[Dialer claro3g]

Password = claro

Username = claro

Phone = *99***10#

Auto Reconnect = off

Stupid Mode = on

O modem USB da claro esta no dispositivo /dev/ttyACM0, se você copiar e colar o texto acima e digitar:

sudo wvdial claro3g

você deve conectar a internet sem problemas, aqui aconteceu do wvdial não configurar a rota padrão, então tive que executar também:

sudo route add -net 0.0.0.0 dev ppp0

depois disto a internet[bb] passou a funcionar beleusa :D

Agora o negocio é fazer tudo funcionar usando o PPPD, para isto eu criei um arquivo de nome /etc/ppp/peers/claro3g com o seguinte conteúdo (não esqueça de derrubar o wvdial para terminar a conexão antes de continuar):

noauth

name wvdial

connect "/usr/bin/wvdial --chat claro3g"

/dev/ttyACM0

115200

modem

crtscts

defaultroute

usehostname

user claro

noipdefault

#usepeerdns

#demand

idle 0

logfd 6

Isto vai fazer com que você possa conectar utilizando o comando: pon claro3g, e desconectar com o comando poff claro3g

Agora estou procurando uma forma de fazer descomentar o demand e ativar o “pon claro3g� no momento em que o linux detectar que o modem USB foi inserido, e a linha peerdns esta desabilitada na por que eu prefiro utilizar o meu bind9 local, vocês podem descomentar esta linha se não quiserem utilizar um DNS local, mas sem o DNS local o próximo passo não vai funcionar muito bem …

Agora vamos compartilhar a conexão a internet[bb], para isto precisamos de mais alguns softwares instalados:

sudo apt-get install dhcp3-server iptables

e vamos precisar configurar o servidor DHCP e um IP estático para a placa de rede da rede local …

Configurar um IP estático para a placa de rede local é fácil, basta editar o arquivo /etc/network/interfaces, localizar a ehtrada correspondente a eth0 e faze-la parecida com isto:

auto eth0

iface eth0 inet

address 192.168.57.1

netmask 255.255.255.0

e a configuração do servidor DHCP também não é exatamente complexa, edite o arquivo cat /etc/dhcp3/dhcpd.conf e adicione a seguinte configuração ao final do arquivo:

subnet 192.168.57.0 netmask 255.255.255.0 {

range 192.168.57.10 192.168.57.100;

option routers 192.168.57.1;

}

reinicie o servidor (sudo /etc/init.d/dhcp3-server restart) e tudo pronto, falta só compartilhar a conexão a internet, se você não tiver ainda um firewall configurado, basta executar isto:

#/sbin/iptables -t nat -A POSTROUTING -o ppp0 -j MASQUERADE

#echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

A primeira linha habilita mascaramento de IP (NAT) para todo o trafego saindo pela interface ppp0 e a segunda linha habilita o forwarding de pacotes IP.

Tudo pronto, esta conectando ao claro3g e compartilhando a sua conexão a internet em casa :D

Agora é só você falar para os seus amigos deste post, e publicar um link para ele em algum lugar para facilitar para os novos usuários da claro, assim eles vão encontrar este passo a passo e não vão perder quase duas semanas como eu perdi :D

Abraço e espero que este post seja útil para mais alguem …

PS.: uma outra idéia legal é fazer um script para subir as configurações do firewall automagicamente quando ligar a maquina e salvar quando desligar, para isto eu criei um arquivo /etc/init.d/iptables com o seguinte conteúdo:

#!/bin/sh

# Start/stop the iptables configuration

#

### END INIT INFO

test -f /sbin/iptables-save || exit 0

. /lib/lsb/init-functions

case "$1" in

start) log_daemon_msg "Reading iptables configuration" "iptables"

/sbin/iptables-restore < /etc/iptables.conf

log_end_msg $?

;;

stop) log_daemon_msg "Saving iptables configuration" "iptables"

/sbin/iptables-save > /etc/iptables.conf

log_end_msg $?

;;

*) log_action_msg "Usage: /etc/init.d/iptables {start|stop}"

exit 2

;;

esac

exit 0

e executei o comando update-rc.d iptables defalts 90

Falow