Re: gnome acha que estou sem rede

Muito bacana Bruno!

Obrigado pela colaboracao para com a comunidade compartilhando a solucao do problema.
abs

2009/9/10 Bruno Schneider <boschneider@gmail.com>
2009/9/9 Márcio Pedroso escreveu:
> voces verificaram se, o icone de rede, ele esta direcionado para a eth
> correta(apesar de saber que isso nao afeta a conexao de outros aplicativos).
> experimentaram fixar o ip. uma dica editem o /etc/network/interfaces, nao
> dependam so desse querinha grafico!

Ícone direcionado para a eth correta? Não entendi, mas só há uma placa
de rede nos micros em questão.

Encontrei um micro com o problema que usava IP fixo.

Editar o /etc/network/interfaces? Como? Bom, lendo [1], eu vi que
eliminar todas as referencias à eth0 poderia resolver o problema. Não
cheguei a testar pois resolvi de outra forma (ver ao final).

2009/9/9 Welington R. Braga escreveu:

> Você já experimentou com uma conta de usuário limpa?
> Digo, criar uma conta de usuário nova e ver como é que o gerenciador
> de redes vai se comportar? pode ser as configurações do seu usuário
> que estão problemáticas. O Network Manager é expert em fazer isso.

Testei numa conta limpa e tudo continuou exatamente como antes.

2009/9/9 Alex Paulo Laner escreveu:

> Dá uma olhada se o usuário que esta logado no gnome esta no grupo netdev

Sim, estava no grupo netdev.

Bom, depois de ler um bocado de páginas por aí, resolvi seguindo a
recomendação em [1]. Troquei managed=false por managed=true na seção
ifupdown do /etc/NetworkManager/nm-system-settings.conf e reiniciei a
máquina. Funcionou. Agora todos os programas do Gnome sabem que eu
tenho rede.

Agora, tenho um problema que parece relacionado. Tenho um notebook que
fica aguardando resposta do DHCP durante o boot, o que é muito
incômodo. Vou experimentar apagar todas as referencias à eth0 dele em
/etc/network/interfaces como parte da tentativa de configurá-lo para
entrar na rede só quando o usuário pedir. Depois posto os resultados
aqui.

[1] http://wiki.debian.org/NetworkManager

--
Bruno Schneider