Re: Alguem conhece algum programa de backup que comprima arquivos individualmente mantendo a estrutura original de diretorios ?

Cara, vc conhece o DAR (Disk ARchiver)? É um sistema de backup
orientado para armazenamento em mídias como HDs e discos (CDs/DVDs).
Você pode setar diversas opções:
* Compressão com gzip/bzip2/nenhuma compressão
* Arquivos que não serão comprimidos (através de RegEx)
* Tamanho mínimo de arquivo para compressão (para não gerar overhead)
* Suporte nativo a multivolumes
* Execução de comandos entre cada volume gerado

e muito mais. Acho que vale a pena dar uma conferida

http://dar.sf.net

Fabiano