Re: ip addr add no /etc/network/interfaces

Você pode executar comandos antes e depois de uma interface ser iniciada
ou parada referênciando eles nos atributos (pre-up, up, post-up,
pre-down, down, post-down) no bloco de configuração da interface.

Só consulte a documentação pois cada um age de uma forma diferente.

# man interfaces

A[]'s