Re: Load balance na navegação Debian

2009/7/30 Pedro Celio escreveu:

> Agora tem um problema que não consegui resolver. Todas as vezes que inicio um download (independente de tamanho) simplesmente não consigo fazer mais nada na Intenet: seja navegação, entrar em comunicador instantaneo... ou afins.
>
> Alguém sabe pq isso acontece? Melhor ainda, sabe como resolver este problema para deixar o sistema mais democrático com os recursos disponíveis.

Já que ninguém respondeu, vou dar uma resposta baseada em achismo, já
que nunca investiguei sobre isso. Supondo que seu download toma toda
sua banda de rede, eu acho que você sente dificuldade com os outros
processos que usam a rede porque seu provedor está dando preferência
para o download e não porque seu sistema está sendo "pouco
democrático".

Antigamente, quando eu usava uma conexão discada de 56kbps eu não
sentia muito privilégio entre as várias conexões. Hoje eu também sinto
que downloads usando http tem preferência sobre várias outras coisas.
O Linux sempre foi "democrático" no compartilhamento de recursos.
Acredito que os provedores é que ficaram menos "democráticos" com a
popularização da Internet. Faça um teste: faça dois downloads e veja
se cada um fica com cerca de metade da sua banda.

Também me parece que o que você procura é uma forma de desprivilegiar
um dos seus processos, ou seja, executar seu navegador com prioridade
menor no uso de rede, fazendo assim com que os outros processos tem
prioridade sobre ele. Eu não sei como fazer isso. Se não me engano, da
última vez que perguntaram sobre isso na lista, a única ideia que
surgiu foi a de limitar o uso de banda no seu navegador (bem diferente
de desprivilegiar).

--
Bruno Schneider
http://www.dcc.ufla.br/~bruno/