RE: Reconhecimento de Memória

Olá Ricardo,

  Sou um bem iniciante no assunto (Linux), mas talvez possa ajudar...
  Seguinte, instalei 2 pentes de 2 Gb recentemente, como você, e passei pela mesma situação. Então procurei uma imagem do kernel cujo nome mencionava algo como "big memory" ou "bigmem" ao final do nome. Baixei, instalei (o aptitude, no caso, fez tudo por mim), e quando dou o boot, escolho a opção da imagem que foi acrescentada ao Grub. Resolvido. Tenho toda a memória reconhecida.
  Espero ter ajudado.

Linux Debian Lenny i386
Intel Core 2 Duo 6550
4 Gb de memória 800 Mhz