Re: Anunciar desligamento do servidor (thinstation)

Bom, você pode usar a libnotify-bin, para notificar através do daemon de notificações do desktop, como no seu caso o gnome.

Basta setar a variavel de ambiente DISPLAY com a respectiva sessão do X (caso for executado de algu TTY/PTS)

ex:

# env DISPLAY=:0 notify-send "teste"

Mas se os seus terminais tem um servidor X instalado então só vai funcionar na maquina local, portanto, você pode:

- Fazer troca de chaves com o servidor e criar um script que envie o comando para todos os terminais via SSH.

- Ou então faz um daemonzinho simples e põe na inicialização de aplicativos do gnome, e envia através dele.

Se quiser automatizar mais ainda também pode mover o "shutdown" para "shutdown.orig" por exemplo, como algumas distros fazem com vários aplicativos, e fazer um wrapper que chama o seu script e depois executa o shutdown com os parametros informados.

A[]'s