Anunciar desligamento do servidor (thinstation)

Boa tarde pessoal,

Aqui na escola utilizamos Thinstation Linux e atualmente passo por uma situação que não encontrei que funcione de forma eficaz nos terminais. Eu gostaria de alertar os terminais que vou desligar o servidor, alguma caixa de diálogo avisando.

Lendo o man do shutdown, consegui descobrir uma forma (shutdown -r +tempo "mensagem a ser enviada"), mas a mensagem é enviada para o tty1, acredito, pois nenhum terminal visualiza a mensagem.

Como eu poderia fazer para enviar a mensagem de shutdown através da interface gráfica? Ouvi falar de Zenity e do XDialog, mas sinceramente, sou muito ruim em shell script.
Usamos Gnome com Debian Etch.

Agradeço a ajuda se possível.

--
Anacleto Júnior