Re: [OFF] Politica Debian

On 30-06-2009 13:42, Debiminho wrote:
> Boas,

Eu pretendia ficar quietinho no meu canto, mas como o Fabricio me
jogou na fogueira, seguem algumas observações complementares. :-)

> Tenho-me focado noutras áreas que não a qualidade do S.O, era um dado
> por garantido que tinha, que se utilizando Debian estaria no caminho certo,
> ou seja, estaria apenas utilizando 100% Software Livre desde que não
> utilizando pacotes da secção "non-free" e "contrib".

	A questão central é que o Debian define o que é software
livre, indo além do software, hoje a DFSG é aplicada a diversos
itens como imagens, multimídia e documentação.

	A seção contrib, contém software livre que depende de
software não-livre, então você pode usar a contrib e ainda estar
"100% livre".

> Estes dias apercebi-me que o Linux do Debian não chega até mim Limpo,
> http://www.mail-archive.com/debian-user-portuguese@lists.debian.org/msg126126.html
> http://www.fsfla.org/svnwiki/selibre/linux-libre/

	Você pode usar o kfreebsd que é uma outra opção de kernel.
Muito trabalho tem sido feito para remover-se todos os blobs e
partes não livres do Linux no Debian, isso é feito aos poucos de
forma a preservar o ecossistema e dar tempo para que usuários se
adaptem às novas realidades.

	Um bom exemplo é o fato de que algumas placas de rede que
funcionavam no Etch deixaram de funcionar no Lenny devido à
remoção do blob firmware do kernel, pra quem tem servidores em
produção (incluindo eu e o próprio Debian) que usam estas placas
é preciso usar software não-livre, infelizmente. (Lembre-se que
algumas destas máquinas são hardwares doados e nem sempre é
possível/fácil trocar placas de rede a quilômetros e quilômetros
de distância entre o sysadmin e o hardware).

> Agora surge esta noticia
> http://www.pplware.com/2009/06/27/richard-stallman-desencoraja-uso-de-mono/

	Veja a resposta: http://blog.schmehl.info/Debian/tomboy-mono

	O sid "ainda está em desenvolvimento", itens podem mudar
até o lançamento do Squeeze, houve um certo exagero na divulgação
da mudança e da dependência para o tomboy/mono.

> Não deveria o projecto Debian caminhar no sentido de convergir com a
> filosofia da FSF ?

	Pontos de vista diferentes são importantes, tanto que o
Debian preocupa-se que a sua documentação seja tão livre quanto o
seu software, já a FSF não compartilha dessa opinião.

> Será que devo considerar a médio prazo migrar para gnewsense ?

	Como já mencionado, essa é uma decisão sua, mas eles também
não são perfeitos, se procurar na Internet, encontrará mensagens em
listas apontando que eles tiveram seus problemas com licenças,
copyright e softwares não-livres. :-)

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)