> LC_ADDRESS="pt_BR.UTF-8"
> LC_TELEPHONE="pt_BR.UTF-8"
> LC_MEASUREMENT="pt_BR.UTF-8"
> LC_IDENTIFICATION="pt_BR.UTF-8"
> LC_ALL=
>
> e a do locale time
>
> # locale LC_TIME
> Dom;Seg;Ter;Qua;Qui;Sex;Sáb
> domingo;segunda;terça;quarta;quinta;sexta;sábado
> Jan;Fev;Mar;Abr;Mai;Jun;Jul;Ago;Set;Out;Nov;Dez
> janeiro;fevereiro;março;abril;maio;junho;julho;agosto;setembro;outubro;nove
>mbro;dezembro ;
> %a %d %b %Y %T %Z
> %d-%m-%Y
> [...]

Olá!
fiz uma simulação aqui do seu problema, e fiz uma solução. Basta saber se o seu
programa em java está procurando a data a partir do comando "date" ou de
alguma outra forma.
Se for somente pelo comando date mesmo, eu fiz o seguinte, olha só:

tulipa:/tmp# date
27/06/2009

tulipa:/tmp# which date
/usr/local/bin/date

tulipa:/tmp# whereis date
date: /bin/date /usr/local/bin/date /usr/share/man/man1/date.1.gz

tulipa:/tmp# echo $PATH
/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin

tulipa:/tmp# file /bin/date
/bin/date: ELF 32-bit LSB executable, Intel 80386, version 1 (SYSV),
dynamically linked (uses shared libs), for GNU/Linux 2.6.18, stripped

tulipa:/tmp# file /usr/local/bin/date
/usr/local/bin/date: Bourne-Again shell script text executable

tulipa:/tmp# cat /usr/local/bin/date
#!/bin/bash
/bin/date +"%d/%m/%Y"

ou seja, criei um comando "date" em um lugar qualquer do sistema e que está
presente no PATH, antes do /bin/, que é o lugar do "date oficial". Não medi o
impacto ainda no sistema como um todo, mas vc poderia colocar o seu "date" em
algum outro local e chamar o seu programa usando um PATH diferenciado para
carregar o caminho do  "date" modificado primeiro que o "date" do sistema.

Só uma idéia... não sei se irá funcionar no seu caso.

[ ]s, Henry